Alquimia no Egito e na Arábia II
"Os mistérios do Egipto são, além do mais, um testemunho do parentesco entre doutrinas caldaicas, a literatura hermética e o neoplatonismo..."
II
Os mistérios do Egipto são, além do mais, um testemunho do parentesco entre doutrinas caldaicas, a literatura hermética e o neoplatonismo; pois, uma das fontes de Jâmblico seriam os Oráculos Caldaicos, redigido o segundo século de nossa era, onde velhos mitos babilónicos são associados a teorias filosóficas em torno da heliolatria zoroastriana. Mas, enquanto para os neoplatônicos o conhecimento da divindade é um meio de comunicação com os seres espirituais, para Jâmblico isso poderia ser conseguido pela conjuração mágica, embora guiada pela filosofia.
Tal parentesco é visível nos livros do Corpus Hermeticus - colecção de tratados - escritos em grego, provavelmente compostos entre o primeiro e o fim do terceiro século de nossa era, atribuídos ao personagem lendário Hermes Trimegistro, nome também atribuído ao deus Thot, revelador das técnicas e da escrita. São revelações da sabedoria divina, nas quais o cosmo constitui uma unidade cujas partes são interdependentes - princípio este que se tornou básico na alquimia. Mas, para tornar este princípio operativo e actuante na prática, seria necessária uma sabedoria hermética, secreta e sagrada. Evidentemente os tratados herméticos não são de alquimia, mas estabeleceram, além de preceitos de conjuração dos deuses em prol da satisfação de anseios humanos, inclusive imortalidade, uma interpretação sapiencial das técnicas mágico-míticas egípcias.
Um dos primeiros textos alquímicos helenísticos é a Physica kay Mistika do pseudo Demócrito, do segundo século de nossa era. O livro inicia-se por uma revelação. O autor é conduzido ao templo de Mênfis pelo mago caldeu Ostanes. Uma das colunas abre-se e mostra o aforismo zoroastriano: "a natureza é encontrada pela natureza, a natureza vence a natureza, a natureza domina a natureza". Assim é um tratado grego que confessa uma influência caldaica Na alquimia grega. O interessante é que as receitas mágicas para obtenção do ouro e da imortalidade são, neste livro, justificadas fazendo apelo, de um lado, à teoria grega dos quatro elementos e, do outro, à mântica caldaica da astrologia e do culto do fogo.
Continua….
-
Alquimia no Egito e na Arábia IV
| By Koelveitch | in Magic
"O que está em cima é semelhante ao que está abaixo, e o que está abaixo é semelhante ao que está acima"....
-
Alquimia no Egito e na Arábia III
| By Koelveitch | in Magic
"Contudo o primeiro alquimista egípcio autenticamente identificado, é Zózimo de Panápoles, que floresceu por vo...
-
Alquimia no Egito e na Arábia I
| By Koelveitch | in Magic
"No vale do Nilo acontece essencialmente algo paralelo ao ocorrido na China, Índia e Mesopotâmia. U...
-
Luisa Miller by Giuseppe Verdi | By Lysianassa | in Magic
This article gives a plot summary of Luisa Miller by Giuseppe Verdi....
-
Evolution Of Magic Shows | By ja_schmidt | in Magic
Magic shows have been a part of human culture ever since the first magic maker made something disappear from his ha...
-
How to Stop Your Pulse Magic Trick | By IceyKold | in Magic
Want to Impress your friends and family with a simple magic trick? This trick is sure to confuse even the smartest ...
-
Jessica Galbreth's Fairy Figurines | By blueage168 | in Magic
Jessica Galbreth is the artist behind the enchanting fairy creatures. In her Fairy Figurines collection the Seren...
-
How to perform David Blaine famous card axis change magic trick (revealed) | By SexyJonty | in Magic
How to perform David Blaine famous card axis change magic trick (revealed)...
-
Folkore - Dancing in circle I | By Koelveitch | in Dance
"performers whose dance is available on wheel, sometimes giving their hands to each other."...
-
Folklore - Dancing in circle | By Koelveitch | in Dance
"performers whose dance is available on wheel, sometimes giving their hands to each other."...
-
Dance Macabre | By Koelveitch | in Dance
"The "Dance of Death", or "Dance Macabre", or Totentanz, is a cultural and artistic expression in Europe of the end...
-
Dance & Africa III | By Koelveitch | in Dance
"The systems division of the African time based on at least four or five key concepts..."...
-
Dance & Africa II | By Koelveitch | in Dance
" The African music and dance of the day from a variety of historic changes: ecological, cultural, social, religiou...









No comments yet.